Queda no patrimônio! Muito aprendizado e ajuste de estratégia.

Resultado de imagem para GRAFICO PRA BAIXO
Salve galera!
Quase metade de Junho e depois de 3 meses estou postando novamente. Achei que ia ser mais fiel ao blog, mas a correria do dia a dia acaba fazendo com que eu deixe ele meio de lado. O importante é não deixar ele totalmente esquecido. Meu principal objetivo com esse Blog é que ele sirva de inspiração pra quem for começar nessa jornada da Independência financeira, e o mais importante é estar aqui relatando os erros e acertos, os percalços e sucessos que encontrei nesse caminho.

Esses meses que deixei de publicar foram de encolhimento do patrimônio. Tudo corria as mil maravilhas até os caminhoneiros resolverem parar o Brasil. Foi o estopim para a bolsa desabar e me levar junto com ela. Não só a bolsa, mas os FIIs também cairam muito, consegui sair de alguns antes do desastre, como é o caso de FIGS11 que ja comprei esperando o momento da debandada devido ao RMG (Renda mensal garantida).

A intenção de aumentar minha posição em Renda Fixa foi por água abaixo, ja que resolvi aproveitar o desconto da bolsa e fazer mais aportes e preços médios nas ações muito descontadas. Nesses tempos de caos e baixas, fico lembrando das crises passadas, e dos erros que cometi vendendo as ações na baixa e desistindo da bolsa. Dessa vez não, além de segurar as ações, vou aproveitar as oportunidades que estão surgindo.

Li muito conteúdo nesses dias, estudei muito sobre Buy and Hold (Estratégia de investimento a longo prazo) e tudo que vi e li só me fazem ter a certeza que eu estava errando muito na minha estratégia de compra. Jesus do céu, porque diabos entupir dinheiro em PETR4? Empresa estatal, totalmente ligada ao governo e seus mandos e desmandos. Quando você acha que ela saiu da lama vem outra pancada. Um empresa com prejuizo atrás de prejuizo, com um ROE de 0,8 e um DY de 0,3. É não ter amor pelo dinheiro mesmo.

- ROE: Retorno sobre o patrimonio líquido.
- DY: Dividend Yield

Mas enfim, PETR4 desabou e eu estava comprado, tive que fazer 2 PMs para minimizar minha posição, acabei inflando meu investimento nela e agora estou preso tendo que pelo menos esperar ela voltar pro meu ponto de entrada para poder sair (E prometo que nunca mais volto. Não enquanto ela for estatal)

Nessa busca por informações dos papéis e por boas ações pro longo prazo, encontrei um site muito legal para pesquisa de histórico das ações: www.fundamentus.com.br. Você encontra todo histórico, balanços, histórico de dividendos e demais informações, ferramenta top para tomada de decisão de compra.

2 Regras que adotei pra compra de ações:

ROE precisa sempre ser superior a 15%
DY precisa sempre ser superior a 5%

Claro que dependendo do histórico da empresa esses numeros podem variar pra mais ou pra menos, mas se não se aproximarem disso, não entram na minha carteira. Chega de mico, chega de ação lixo que não me paga nada e não faz meu capital crescer.

Minha carteira ficou assim:

PETR4  - Lixo. Mas agora com 3 aportes o negócio é esperar voltar e tirar da carteira sem prejuizo
USIM5 - Ja foi mais lixo, mas não me interessa mais. Não dá, instável de mais. O minério na China peida e ela derrate, dividiu lucro depois de 5 anos acumulando prejuízos... Não tem como ser sócio de uma empresa dessa.

Tirando as 2 tranqueiras que estão na lista das que sairão da carteira assim que der, seguem as demais:

ITSA4
ITUB4
EZTEC3
WEGE3
EGIE3
QUAL3
KROT3
BBAS3
GRND3







Comentários

  1. É isso aí grafista, a gente aprende sempre. Já tomei porrada também antes de de adotar o buy André hold.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala aí Finanças! Obrigado pelo comentário. Pois é meu caro, aprende-se sempre da maneira mais doída! Eheheh. Mas vamos em frente ajustando as velas e afiando o machado, belas oportunidades vão surgir. Abraço!

      Excluir
  2. Grafista, sua carteira é bacana. Também possuo Krot3. Continue focado na sua estratégia. Paciência também é a alma dos investimentos!!
    Vou adicionar seu blog na lista dos parceiros do papai.
    Abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ae cara! Show, preciso ajustar a carteira ainda trocar algumas por outras que estou de olho. Sempre focado no LP e Dividendos. Obrigado por adicionar, vou te adicionar tmb. Abraços e sucesso.

      Excluir
  3. Olá Grafista,

    Uma vez li que na bolsa ou se ganha dinheiro ou se aprende uma lição. É assim mesmo. Também tenho aprendido muito.
    Estou mais focado em buy and hold e essa estratégia não dá resultado do dia para noite. Estatal nessas carteiras são complicadas, se o roe e o dy for baixo então é barca furada.
    Eu uso a estratégia de lançar opções (call) acima do break even (limiar do lucro) para acelerar a saída de uma ação. Estude essa estratégia e veja se ela não te é interessante.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Patrimônio Financeiro AGO/22 - R$ 638.018,75 (3,5%)

Quem não aguenta a dor da disciplina, sofrerá com a dor do arrependimento.

Patrimônio Financeiro ABRI/22 - R$ 593.503,05 (-2,9%)