Enfrentando as incertezas

Resultado de imagem para incertezas

Salve galera, tudo na paz?

Estava vendo alguns vídeos sobre investimento e me deparei com uma realidade que era minha também: O medo da incerteza. Desde pequeno tudo que faço é visando segurança, não gosto e nunca gostei de correr riscos, tão bom ficar tranquilo, sossegado, na paz e na segurança. É bom demais... mas não te leva a lugar nenhum

Apesar do medo, tudo que tenho hoje veio do enfrentamento as incertezas. Montar uma empresa por exemplo. Antes de tomar a decisão final você pensa sempre em tudo que pode dar errado e quando você pensa em tudo que pode dar errado muitas vezes você desiste antes de tentar. Sou empresário a um bom tempo e construi muitas coisas legais com isso, mas nada teria acontecido se diariamente eu não estivesse convivendo com as incertezas diárias que toda empresa atravessa. As vezes você leva muita preocupação pra cama, as vezes não dorme, passa os dias pensativo, mas tudo faz parte e tudo vale a pena quando você consegue conquistar os objetivos.

Mas isso é cultural, é de familia. Eu cresci escutando meu pai falando que o bom era passar em um concurso público, ter um bom emprego ter segurança!

Ter uma carreira de servidor público com segurança e estabilidade talvez seja o sonho de muita gente. Normal. Todos querem fugir da incerteza.

Nos investimentos, percebo que é a mesma coisa. Desde que comecei investir luto diariamente contra mim mesmo para me expor cada vez mais a renda variável. É muito mais simples e seguro colocar a grana em um CDB de longo prazo e esperar, investir no tesouro direto e esperar. Você sabe que não vai perder e sabe exatamente quanto vai ganhar. E é justamente aí que mora o perigo.

O próprio ministro Paulo Guedes ja falou que quer acabar com os rentistas, e fazer os juros no brasil de aproximarem do 0. Então a hora de migrar e se acostumar a estar quase full em RV é agora.

Se não enfrentarmos a incerteza do mercado talvez vamos deixar de multiplicar nosso dinheiro com mais facilidade. A bolsa é incerta? Incerta pra caralho! Mas assim como ela pode variar pra baixo em 50% do teu patrimônio, pode te dar 500% em pouco tempo, isso sem contar a remuneração mensal e anual das melhores empresas da bolsa através do DY e JSCP. Itau mesmo ja está pagando melhor que qualquer CDB com a atual selic.

Hoje mesmo quando fui checar minha carteira me perguntei: "Será que não estou muito exposto a renda variável?" Claro, é o medroso que existe dentro de mim tentando me passar a perna. Mas dai o corajoso, que também está lá, vem e diz: "Os próximos anos vão ser de recuperação da economia e de explosão da bolsa". E eu fico com ele, porque decidi pagar pra ver, decidi enfrentar a incerteza de um novo governo, de um novo ano, de uma economia em recuperação. Se vai dar certo, só daqui a uns anos saberemos, mas prefiro tentar coisas grandes a ter a certeza das coisas pequenas.

Sucesso sempre!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Patrimônio Financeiro AGO/22 - R$ 638.018,75 (3,5%)

Quem não aguenta a dor da disciplina, sofrerá com a dor do arrependimento.

Patrimônio Financeiro ABRI/22 - R$ 593.503,05 (-2,9%)