CORONA VÍRUS - O que aprendemos com as CRISES?

Resultado de imagem para coronavirus ibov


26/02/2020 - Quarta feira de cinzas, Corona Vírus se espalhando pelo mundo, bolsas derretendo, IBOV abrindo em -5, empresas caindo até -10 e você comprado em RV. E agora?

Agora que você deve ter calma e enxergar uma grande oportunidade surgindo! 

A analise aqui é puramente voltada aos investimentos, é claro que um vírus se espalhando pelo mundo, prejudicando a economia e principalmente colocando em risco nossa saúde e de nossa família sempre é motivo de preocupação pra todos.

Mas o que fazer com seu dinheiro? Principalmente pra quem tem uma carteira muito exposta a RV? 

Não é a primeira nem a última vez que uma notícia abala os mercados. Em se tratando de epidemias então, ja tivemos várias ao longo da história, e sempre tivemos grandes quedas no curto prazo, mas pra quem tem visão de longo prazo e possui empresas sólidas na carteira é apenas mais uma oportunidade de aporte. A figura abaixo ilustra bem isso:



Percebe-se no na imagem que as epidemias sempre influenciaram muito nos gráficos no curto prazo, mas que abriram grandes oportunidades de compra pra quem investe no longo prazo, aqui temos a primeira lição: FOQUE NO LONGO PRAZO, ENCARE AS CRISES COMO OPORTUNIDADES.

O que se percebe ja na abertura do mercado, são empresas sólidas, de energia e bancos por exemplo, se mantendo, enquanto algumas empresas promissoras, porem pequenas e sem um histórico de lucro, caindo muito. Mostrando claramente a força das boas pagadoras de dividendos, das empresas lucrativas e consolidadas. Essa é a segunda lição: INVISTA EM EMPRESAS SÓLIDAS, CONSOLIDADAS E COM HISTÓRICO DE LUCROS E CRESCIMENTO CONSTANTES. Eu mesmo tenho várias smallcaps e empresas com potencial de valorização, mas elas devem ser porcentagem mínima na carteira.

Mas por mais que você tenha grandes empresas na sua carteira, elas nunca podem ser sua única fonte de rendimento. Existem vários investimentos que protegem sua carteira de RV em grandes crises: RF, ouro, Cripto moedas, Imóveis... Enfim, as grandes crises nos ensinam a sempre ter cautela nas euforias de mercado como foi a de 2019 e saber que uma hora a correção chega, por isso temos sempre que ter em mente a terceira grande lição: DIVERSIFICAÇÃO!
Quem tem uma fatia da carteira em OURO por exemplo, esta ganhando muito essa semana, perde nas ações e FIIs e ganha na valorização do metal que é o recordista em alta em épocas de crises mundiais. Eu por exemplo, atravessei várias crises, e só comprei ouro agora. Então nunca é tarde pra aprender e ajustar a carteira.

Outra coisa fundamental é a quarta lição: SEMPRE TENHA UMA RESERVA, SEMPRE TENHA CAIXA PARA OPORTUNIDADES. De que adianta a bolsa cair 30% agora se você não tiver recursos para aproveitar a promoção? Nos vimos o mercado subir por 2 anos e é muito difícil deixar essa reserva em RF com a selic a 4,5. As oportunidades as vezes custam a aparecer. Mas a disciplina tem que estar acima disso, foco e estratégia devem estar sempre bem definidos.

E a última grande lição: TENHA CALMA. AS VEZES A MELHOR COISA A FAZER, É NÃO FAZER NADA. Você nunca vai adivinhar o fundo ou o topo de nada. As vezes a precipitação e o medo vão fazer você errar. Então pense sempre: Qual o meu objetivo? O pânico momentâneo vai interferir nele? Relaxe e pense na melhor forma de transformar a adversidade em oportunidade.

Grande abraço! E sucesso sempre!





Comentários

  1. Escrevi um pouco sobre isso hoje no meu blog.
    ótimo post. Muita gente entra em desespero e faz "M".
    Um abraço!
    Stark.
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Stark! Tudo bem cara? Exato! Só tempo de mercado corrige alguns erros que todos nós cometemos. Vamos focar na oportunidade. Abraço e sucesso sempre.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Patrimônio Financeiro AGO/22 - R$ 638.018,75 (3,5%)

Quem não aguenta a dor da disciplina, sofrerá com a dor do arrependimento.

Patrimônio Financeiro ABRI/22 - R$ 593.503,05 (-2,9%)