Diversificação é a atual estratégia.

"Nunca coloque todos os ovos na mesma cesta" frasezinha batida, mas que faz muito sentido.

Esse mês de novembro está sendo estressante na bolsa de valores. Os papéis perdendo valores, todos chegando perigosamente no suporte e o velho stress de ficar olhando toda hora pro HB.

A um tempo atrás (2008) ja cometi muitos erros por estar todo hora de olho nas cotações. Você acaba operando todo dia e muitas vezes comete os maiores erros, a ação cai vc vai la e vende, a ação sobe você vai la e compra... regra básica pra destruir capital.  Além disso o mal que isso faz pra cabeça e pra saúde é enorme. Não dá pra mim, não é pra isso que estou investindo. Por isso a palavra de ordem agora é DIVERSIFICAR, e pensar no MP/LP. E a primeira medida é diminuir a minha exposição a renda variável.

Meu planejamento de independência é pra 10 anos, então não faz sentido nenhum eu fica sofrendo todos os dias, oscilações diárias, semanais e mensais são totalmente normais pra quem investe. Cabe a você optar por estar mais ou menos exposto ao risco. Decidi por deixa a minha carteira mais conservadora, realoquei parte do capital que estavam em ações para FIIs e consegui ficar na meta de 30% do capital na bolsa de valores. Não passarei mais disso. Os papeis que estou comprado vão ficar lá pro MP, ja coloquei meus alvos e vou carregar pelo tempo que for necessário.

Pensando em diversificação então agora estou com a carteira dividida da seguinte forma:

3% BITCOIN
7% FUNDOS IMOBILIÁRIOS
12% FUNDOS MULTIMERCADOS
30% AÇÕES
46% RENDA FIXA

Meu próximo aporte vai pra Renda Fixa, pelo menos até ultrapassar a barreira dos 50%.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Patrimônio Financeiro AGO/22 - R$ 638.018,75 (3,5%)

Quem não aguenta a dor da disciplina, sofrerá com a dor do arrependimento.

Patrimônio Financeiro ABRI/22 - R$ 593.503,05 (-2,9%)