O começo e os primeiros investimentos


O Começo é difícil demais. Você só pensa no 1 milhão, mas começa com 5 mil. Não tem saída, a caminhada começa pelo primeiro passo. E nesses primeiros meses é preciso muita paciência. Nesse primeiro post vou fazer um resumo do meu primeiro ano de investimentos. No próximo ja vou colocar a minha situação atual de rendimentos e a evolução da carteira mês a mês.

Em 20 de novembro de 2016 tinha um saldo de 20.000 na minha conta poupança, liguei pro meu gerente de banco e disse que queria opções melhores pra investir o meu dinheiro, fui pessimamente atendido, me ofereceu uma LCI (Letra de crédito imobiliário) como melhor opção, rendia 0,70% liquido, achei bem interessante, mas ja me derrubou dizendo que o investimento inicial era de 50.000,00, dinheiro que eu não tinha. Depois de pesquisar em outros bancos e também um giro pela internet liguei pra uma corretora de investimentos e troquei uma ideia com eles. Melhor decisão que tive.

Fiz o cadastro na corretora e tive acesso a uma plataforma com uma infinidade de opções de investimentos, LC, CDI, CDB, LCI, FUNDOS, TESOURO DIRETO, AÇÕES... Enfim, tudo ali ao meu dispor, bastava escolher a  melhor opção e dar inicio aos meus investimentos. E meu primeiro conselho é esse, procure uma boa corretora com um bom corretor para estar sempre a par das melhores opções disponíveis no mercado.

Nessa época o CDI estava em 1,14% mês, e os títulos de CDB a médio prazo estavam pagando até 130% do CDI. Muito tentador pra quem queria segurança como eu. Comprei durante os primeiros 3 meses, 3 títulos de médio prazo (1 ano, 2 anos e 3 anos) estávamos enfrentando uma crise grande no país, e por isso os juros estavam tão atrativos pro investidor.  Acontece que com o passar do tempo o CDI foi caindo, e em 6 meses ele chegou a 0,80% a.m. A Renda Fixa ja tinha deixado de ser tão atraente.

Além dos 3 titulos a médio prazo, comprei tmb alguns CDBs com liquidez diária e nesse mesmo período a bolsa só subia, ações que tiverem um ano de 2016 péssimo começaram a recuperar seus valores e o mercado estava em um rally de alta bem tentador. Eu já havia investido em renda variável em 2008 e tive prejuízos enormes, depois de um curso de analise gráfica, achei que sabia tudo o que precisava para enriquecer no mercado e fui la dar comida pros tubarões. Não queria mais voltar pra bolsa, queria segurança, e alguma liquidez ja que meu foco estava no longo prazo.

Mas é claro que não aguentei, acabei voltando! Mas dessa vez com a promessa de não enlouquecer, sabendo dos riscos e também colocando apenas uma porcentagem dos meus investimentos totais nela.

Nos primeiros 3 meses com 20% do meu capital tive rendimentos de 5% 7% e 10%! Surfei na onda da tendencia de alta, a coisa estava muito boa e estava com os 20% ja comprados. Vendo todo esse retorno e o CDI caindo cada vez mais cometi o primeiro erro: Aumentei o capital investindo em renda variável. Foi o que bastou pra no próximo mês vir a correção. 

Com a correção da bolsa, senti de novo aquela necessidade de segurança, e de voltar pra minha porcentagem previamente estabelecida pra renda variável. Busquei o meio termo: Um fundo multimercado conservador, que estava superando o CDI. Coloquei 12% do total do capital nesse fundo, reduzindo minha exposição a renda variável e esperando retorno de 16% a.a.

Se você não tem conhecimento cuidado com a renda variável. Faça um curso, existem ótimos por ai, saiba ver e entender um gráfico, ele vai te salvar de muitas frias e te apontar muitas oportunidades. E não deixe de assistir o vídeo abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Patrimônio Financeiro AGO/22 - R$ 638.018,75 (3,5%)

Quem não aguenta a dor da disciplina, sofrerá com a dor do arrependimento.

Patrimônio Financeiro ABRI/22 - R$ 593.503,05 (-2,9%)