Como foi 2017 e as metas pra 2018


Olá! 2017 se foi e a meta de 100k foi batida. Não como eu gostaria porque esperava rendimentos maiores, mas alguns erros no percurso e algumas escolhas ruins fizeram com que a carteira não performasse tão bem em 2017, pelo menos não tão bem quanto eu gostaria.

Normal, afinal foi um ano de aprendizado, o primeiro ano na busca pela IF, até 2016 tinha meu dinheiro na poupança e me aventurava de vez em quando na bolsa de valores, em 2017 conheci muitas opções de investimento, me aventurei em outras, me tornei mais constante no mercado de ações, conheci os fundos multimercados, os FIIs, as criptomoedas, os COEs... Alguns deles renderam bem, outros deram prejuizo e outros simplesmente não sairam do lugar. 2018 vai ser um ano pra colocar tudo na balança e focar nos investimentos que vi mais vantagem e que me senti mais a vontade. Vamos as conclusões e metas:

FIIs
Sem dúvida a principal descoberta do ano, estou bem satisfeito com a minha carteira, tem rendido em média 0,83% ao mês e ainda os papeis tem valorizado. Objetivo pra 2018 é sempre destinar uma parte dos aportes para aumentar a carteira, pesquisando novos papeis ou até mesmo aumentando posição nos que ja estão encarteirados

Criptomoedas
Mercadinho sem vergonha viu? Cheguei a dobrar meu dinheiro e agora to vendo tudo voltar. Não da pra se empolgar num mercado desse, negócio é colocar grana baixa la, fazer uma carteira e esperar. Mas tem que ser uma quantia que vc aceite perder, cheguei a colocar uma grana mais alta mas na primeira semana ja tirei, você vai dormir com o dinheiro valorizando +20% e quando acorda ja esta em -30%. Tem que ter estomago! Em 2018 ficarei apenas de olho.

Fundos Multimercados
Rapaz, aqui a coisa não saiu do lugar, procurei um fundo conservador, mas ele é tão conservador, mas tão conservador que nao se mexe! kkkk. Tem dado menos que o CDI, em 2018 ja estou cogitando transferir o montante investido pra FIIs ou Ações. Claro que existem fundos mais arrojados, mas como eu queria segurança pra essa parte do dinheiro preferi um conservador.

Ações
Aqui o grande aprendizado de 2017. Cheguei a ganhar em 4 meses seguidos quase 10% ao mês. Comprando e vendendo, fazendo várias operações de Swing Trade. Com a correção da bolsa em Outubro/Novembro veio o quase pânico. Quase porque apesar de alguns erros comprando e vendendo durante a baixa segurei as posições em que ja estava no maior prejuizo, paciência foi a chave pra ver tudo voltar agora em janeiro e começarem a dar lucro. Parei com o Day Trade, não é pra mim essa pressão diária, prefiro o ST, meu planejamento é de longo prazo, então paciência e foco são as palavras chave. Pra 2018 ja estou com a carteira montada, o plano é comprar mais papeis com os aportes e acompanhar de perto a evolução dos que ja tenho comprados.

RF
Continuo com a maior parte da carteira em RF, em CDBs de medio prazo de bancos pequenos. Aqui não tem muita escolha, os CDBs tem prazos e vencimentos então continuarei neles até essas datas. Apesar do CDI estar uma vergonha, é a parte do dinheiro que rende todo mes certinho e nunca desvaloriza, e onde realmente o juro composto faz o seu papel. Em 2018 uma porcentagem do aporte tmb vai pra RF.

COE
50% a.a?? wtf? Poise, foi esse o rendimento que meu corretor me passou. Ainda duvido e desconfio da segurança. Vi alguns vídeos e li algumas coisas, o que mata é a liquidez, pelo menos 1 ano com o dinheiro parado. Estou pensando em colocar uma pequena quantia pra ver como se comporta.

Principal meta pra 2018: bater os 200k.

Vamos la, que seja um grande ano pra todos nós!

Comentários

  1. Parabéns pela jornada grafista! Trades só dão dor de cabeça e pouco retorno (no meu caso prejuízo kkk). Melhor montar uma carteira consistente para o longo prazo , abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala FP! Poise amigo, DT só me gerou stress e preocupação hehehe, foco no Médio/Longo prazo. Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Olá Grafista.

    Não conhecia seu blog. Parabéns pelas metas atingidas e pelas próximas.

    Peça o pessoal para te colocar no blogroll e faça o seu também. Claro, se você tiver a intenção.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Cowboy! Obrigado pelo comentário. Ainda sou novo no mundo dos blogs, to apanhando um pouco kkkk, mas vou estudar mais a respeito do blogroll. Se rolar de adicionar la no seu, manda bala! Abraços e um grande 2018!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Patrimônio Financeiro AGO/22 - R$ 638.018,75 (3,5%)

Quem não aguenta a dor da disciplina, sofrerá com a dor do arrependimento.

Patrimônio Financeiro ABRI/22 - R$ 593.503,05 (-2,9%)