Independência Financeira. A mente é tudo, você conquista aquilo que pensa.


Resultado de imagem para mente, dinheiro

Você se torna aquilo que você pensa. A frase de Buda é a frase mais verdadeira da vida. Tudo aquilo que você pensa, você cria, tudo aquilo que você sente, você atrai e tudo aquilo que você acredita, torna-se realidade.
Nos investimento e na vida financeira é a mesma coisa. Lembro-me bem do meu tempo de adolescente, vivendo uma vida humilde e com a cabeça cheia de sonhos. Ter uma casa, um carro, fazer faculdade, ter minha própria empresa, constituir uma família, ter filhos. Sonhos comuns de um adolescente de classe média. Colocar esses sonhos como objetivos na minha vida fez toda a diferença. Pensar neles toda a vez que levantei da cama e sai pra trabalhar fez com que antes dos 30 anos já tivesse conquistado praticamente tudo, e só consegui devido ao pensamento diário em todos os meus objetivos.
“Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tiver coragem para persegui-los.”
Walt Disney
Depois que conquistei tudo isso, (que nem é tanto assim, mas pra quem nada tinha, hoje tenho tudo que preciso, de verdade) coloquei em minha cabeça, mesmo que tarde demais, que precisava focar em minha independência financeira. Esquecer um pouco a vaidade de possuir e ostentar e focar em economizar e investir. Você não muda porque ficou rico, você muda e então fica rico. E há um ano e meio coloquei a meta da independência financeira em minha vida. De lá pra cá tenho respirado isso todo dia, deito e acordo com esse pensamento, é justamente ele que me faz estudar, me preparar todos os dias, conhecer novos investimentos, elaborar novas estratégias, ajustar meu foco,  dia após dia.

É claro que só pensar e estudar não muda as coisas, você precisa que esses pensamentos se tornem atitudes, que as atitudes sejam com disciplina e principalmente com persistência. O caminho dos investimentos é um sobe e desce tal qual o de um gráfico da bolsa. Considerando claro que você vai se arriscar na busca por ganhos maiores. É preciso ter paciência nas horas ruins, e serenidade nas horas boas, sempre com a visão no longo prazo. O curto prazo sempre vai te desmotivar. Nada é da noite pro dia, e se você deixar o curto prazo abalar seus pensamentos, alterar sua estratégia, você já era. Foque e persista, você só vai encontrar motivação quando visualizar os resultados, e quase sempre eles demoram um pouco pra aparecer.
Baseado na minha própria trajetória até aqui, e nos ajustes que fiz nela enquanto caminho, coloquei 8 hábitos e pensamentos que vão te ajudar no rumo da independência financeira, pelo menos serviram e estão servindo pra mim:
- Crie metas.
Crie metas no curto, médio e longo prazo. Mas sempre foque no longo prazo. As metas mensais e anuais servirão para te disciplinar, quanto investir por mês? Qual a meta do ano?
- Seja Otimista
É claro que existem exceções, mas 99% das pessoas felizes e ricas que conheço, são otimistas. Tenha atitudes positivas, assim sempre vai encarar um problema como oportunidade (A atual baixa da bolsa, é um bom exemplo)
- Sonhe com o futuro, sonhe alto
É disso que estamos falando aqui! Sonhar, pensar, focar!
- Pense em dinheiro de forma lógica
Pense sempre no dinheiro e em seus investimentos como uma ferramenta para sua tranquilidade. Um gerador de renda e oportunidades. Pense de forma lógica e menos emocional.
- Viva conforme seus meios
Você estabeleceu que vai investir 20% do seu salário? Ok, essa regra jamais poderá ser infringida. Não viva acima de suas possibilidades, não se sabote, não deixe pro próximo mês.
- Ensine seus filhos a serem ricos
Não ensine seu filho a sobreviver. Desde cedo ensine-o a pensar de forma lógica em relação ao dinheiro. Se eu tivesse sido ensinado dessa maneira, já estaria bem tranquilo financeiramente.
- Cerque-se de pessoas que pensam igual ou maior do que você.
O que você ganha ficando ao lado de quem não te agrega absolutamente nada? Esteja próximo de pessoas com as mesmas idéias que você, aquelas que te acrescentam novos conhecimentos, apresentam novas soluções, que também pensam em enriquecer. Evite pessoas melancólicas.
- Não desista
A diferença entre o bem sucedido e o fracassado é o quanto você aguenta sem desistir. Se preciso mude de direção, mas sempre siga adiante. Não deixa o sobe e desce do mercado te abalar, aproveite as crises para potencializar seus ganhos.

Comentários

  1. Parabéns pelo post.

    Sempre é bom manter os pensamentos positivos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Grafista, gostei muito do seu post. Foram reunidas informações de grande valia para se manter firme no propósito da independência financeira.
    Sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Papai. Os altos e baixos as vezes nos testam. Mas foco no objetivo sempre. Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Patrimônio Financeiro AGO/22 - R$ 638.018,75 (3,5%)

Quem não aguenta a dor da disciplina, sofrerá com a dor do arrependimento.

Patrimônio Financeiro ABRI/22 - R$ 593.503,05 (-2,9%)