A euforia, a cautela e a estratégia.

Resultado de imagem para Estratégia

Eu ja desisti.

Na crise de 2007-2008 perdi dinheiro e desisti da bolsa. Em 2008 era muito comum vermos circuit break (onde a bolsa cai mais de 10% e as negociações são interrompidas) O pânico tomou conta dos mercados. Subprime americano, grandes bancos mundiais indo a falência, só existia notícia ruim nos noticiários, não parecia haver esperança. Como eu não tinha estratégia nenhuma, conhecia pouco o mercado, não estudava as empresas e só queria dinheiro rápido, perdi e abandonei.

Muita gente desistiu, tanto que o mercado entrou em um canal de baixa de 8 anos, indo ao fundo do poço em 2015 e finalmente começando sua reação em 2016, justamente quando todos achavam que bolsa era um péssimo negócio e direcionavam seu dinheiro pra outros investimentos. Muitos hoje se perguntam: porque não comprei em 2016? A resposta é simples: poucos compram enquanto cai, muitos só compram na euforia, como estão comprando agora.

2020 vai ser o ano das capas de revistas: "Faça fortuna na bolsa" esse é um sinal clássico de alerta.

O momento atual é de pura felicidade pra quem está comprado, a carteira só sobe, todo mundo com porcentagens recordes no ano, e muita gente de fora vendo todo mundo ganhar dinheiro e entrando agora, pegando a onda no topo. 

Pra mim é uma mistura de alegria e medo. Não consigo mais aportar. Tenho ações dando 100, 200, 300%, os FIIs então nem se fala, muitos já estão com DY de 0,4% e continuam subindo feito foguete. Ta difícil aportar em renda variável e acho que a hora é de fazer caixa para aproveitar a correção. Para fazer bons negócios é preciso ter dinheiro disponível, sempre.

Sobre a bolsa cair e você estar comprado, não é problema nenhum se você tem uma boa carteira, pagadora de dividendos, empresas sólidas que vc sabe que vão continuar rendendo, vai ser a oportunidade de você comprar ainda mais, aumentando seu DY.

Ainda acho que em 2020 a bolsa, puxada pela euforia e pela recuperação econômica, vai continuar andando, mas a hora é de cautela, de ter uma estratégia pra não perder dinheiro e ter caixa para aproveitar as oportunidades. A bolsa cair faz bem, basta estarmos preparados pra isso e mantermos o foco.

Abraços.

Comentários

  1. Eu sou a favor do aporte sempre kkkk, não sei quando vai cair nem quando vai subir, talvez se voce acha que ta muito caro poderia ser a hora de diversificar em imoveis sei la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande marco! Bem isso, diversificação. E também sou a favor dos aportes sempre, principalmente nas "vacas leiteiras" hehehe. Só acho que estou muito exposto em RV e preciso de um pouco mais de caixa. To pensando em imóveis também, é uma opção. Obrigado pelo comentário cara, sucesso sempre!

      Excluir
  2. Aumente o aporte em RF, se este é seu temor. Realize parte dos lucros na carteira também. Escolha uma meta de 20 ou 50% em RF neste momento e espere a queda chegar. Outra opção: comprar puts de ações ou de BOVA11.
    Também perdi muito dinheiro em 2009, aprendi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala HM, tudo bem cara? Obrigado pelo comentário. A estratégia é essa mesmo! Aumentar o caixa em RF pra ter grana liquida pras oportunidades. A Bolsa ja começou 2020 contudo! Abraços cara, sucesso sempre!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Patrimônio Financeiro AGO/22 - R$ 638.018,75 (3,5%)

Quem não aguenta a dor da disciplina, sofrerá com a dor do arrependimento.

Patrimônio Financeiro ABRI/22 - R$ 593.503,05 (-2,9%)