Compre ao som dos canhões e venda ao som dos violinos.


10/03/2020.

Ontem tivemos a maior queda diária dos últimos 21 anos. Incríveis -12,17.

Muita gente desesperada. Recebi ligações e whats de vários amigos em pânico com a pergunta clássica: "Será que a BOLSA vai voltar?" Hoje eu acho engraçado, mas já estive no mesmo desespero em outras crises. A sensação quando há pânico no mercado é: "o mundo vai acabar, as empresas vão quebrar e vou perder todo meu dinheiro, então, vou garantir pelo menos a metade dele vendendo agora!!" UFA. A pior decisão do mundo.

A história de um dos amigos com quem conversei ontem foi: "Investi uma grana pesada em janeiro e agora meu dinheiro está quase pela metade". Só aí ele ja começou errando. E muita gente faz isso.

Janeiro foi o mês dos gananciosos, notícias que a bolsa tinha dado 35% em 2019, que tudo estava subindo sem parar e que a bolsa ia enriquecer todo mundo. Aí o cara que tem o dinheiro la em renda variável dá um allin na bolsa e pensa: "Em um ano faço 35% a mais".

Ja falei em vários posts: BOLSA É LONGO PRAZO, COM DINHEIRO QUE VOCÊ NÃO TEM INTENÇÃO DE USAR E COM APORTES CONSTANTES.

E foi isso que falei pra ele. Vai voltar? Claro que vai! Quando? Só Deus sabe. Pode demorar 1 mês, mas pode demorar 2 anos. E porque você ta nervoso? Porque foi imediatista, usou em RV um dinheiro que precisava no curto prazo, agora não dorme.

Se contar essa volatilidade, eu "perdi" um CARRO NOVO em poucos dias. Seria um motivo pra desespero. Mas eu não quero comprar um carro novo agora, eu quero construir renda pro futuro, eu quero colecionar bons papeis e ser sócio de boas empresas para ter renda passiva no longo prazo.

Ontem pra quem é Holder, foi dia de esvaziar o caixa e se deliciar em compras. Petrobras caiu nada mais nada menos do que 32%. Em um dia uma gigante mundial perdeu 1/3 do seu valor. Não tem outra opção a não ser: COMPRAR, COMPRAR, COMPRAR.

Muitas empresas perderam em 1 mês 40, 50, 60% do seu valor. E você vai ficar olhando?




Claro que muitas vezes estamos sem caixa, ou nos antecipamos nas compras, mas pra quem ainda tem uma reserva é inadmissível não comprar. E ai vem a importância de TER CAIXA. Eu tenho uma estratégia pessoal, quando vejo que a bolsa esta muito esticada para cima, paro de comprar e começo a fazer caixa, você até pode continuar os aportes constantes, mas divida ele em 2 partes, para caixa e para novos papéis.

Esse dia vai ficar marcado na história da bolsa. Lembraremos dele daqui 20 anos. E la na frente talvez você olhe e diga: "Nossa, se eu tivesse aproveitado essa oportunidade teria me dado bem". 

Compras de ontem (09/03/2020):

PETR4 - 15,96
GGBR4 - 14,90
ITSA4 - 10,85
VVAR3 - 9,00
VALE3 - 39,88
BBAS3 - 37,00

Seguimos! Abraço e sucesso a todos.

Comentários

  1. Vale a pena investir agora com pouca grana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que vale! Na verdade você tem que investir sempre, então agora você tem a chance de comprar tudo muito barato. Aproveite.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Patrimônio Financeiro AGO/22 - R$ 638.018,75 (3,5%)

Quem não aguenta a dor da disciplina, sofrerá com a dor do arrependimento.

Patrimônio Financeiro ABRI/22 - R$ 593.503,05 (-2,9%)