Ajustando a estratégia. O ano dos Swing Traders.

homem percorrendo uma estrada reta, e vários caminhos e direções a sua volta

Estrategia e foco.

Foi o que sempre preguei aqui até agora.

Mas estamos em guerra. E na guerra o mais importante é sobreviver.

Não é porque você adotou o buy and hold que vc vai se recusar a vender ou fazer qualquer outra operação. Inclusive depois dessa crise me pergunto se essa estratégia de só comprar constantemente e esquecer vale a pena. Sigo ela porque tudo que li até agora me convenceu. Mas na prática foi dolorido. Vejo que tenho ajustes a fazer.

O primeiro deles é: Proteção do lucro. Você não pode devolver todo lucro de 3, 4 anos em 2 meses. Tem coisa errada. Claaaro, teve o corona vírus, um acontecimento inédito na história dos mercados. Ok. Mas e quem garante que não vamos ter coisas parecidas ou piores daqui pra frente. Por isso uma estratégia é valida enquanto dá certo. Quando falha miseravelmente precisa de ajustes. E é isso que estou disposto a fazer.

O segundo é: Lucrar com o sobe e desce do mercado. Tive experiências horríveis em ST no passado. Inclusive escrevi aqui conselhos e argumentos do porque não optar ser trader. Acontece que as coisas mudaram. E esse post é sobre isso. Você não precisa abandonar sua estratégia, mas tem o dever de adapta-la. Vivemos um período em que a volatilidade reina. Vários papeis sobem 20% em um dia e devolvem 20% em outro. Temos uma oportunidade clara de rentabilizar a carteira, e não aproveitar isso é puro orgulho de não queimar nossa tese de que é proibido vender, é proibido fazer trade.

O terceiro é: Aproveitar o conhecimento. Estou a anos nesse mercado. Fiz curso de analise técnica e mesmo que não fizesse vejo mais de 5 lives por dia de analistas analisando gráficos, e de certa forma ensinando a entender padrões e identificar oportunidades. Diariamente surgem oportunidades únicas no mercado, “mas eu sou buy and holder, vou ignorar” esse é o Erro. Vc não precisa deixar sua estratégia pra trás, Mas precisa aproveitar as oportunidades!

Acho sinceramente que esse sera o ano dos Swing Traders. E nos podemos, e devemos aproveitar. O que estou fazendo é: separei uma porcentagem do meu capital pra giro em ST. Me policio pra não ficar muito liquido pra não perder o bonde da retomada. Mas preciso garantir lucro, preciso usar minha intuição e experiencia de anos na bolsa pra lucrar. Só comprar e esquecer é comodo demais, e pelo menos até agora, não funcionou com a maioria dos papéis.

O grande desafio é a adaptação ao ST. Muitas ações que você vende no lucro... continuam subindo depois da venda. Isso machuca demais, mas é do jogo e com o tempo se acostuma. Foque no lucro, na rentabilidade. Estou fechando abril com um ganho equivalente a 10% da minha carteira total, e girando no máximo 15k por trade. Sei que foi um mês muito bom e que não vai ser assim todo mês, mas enquando houver volatilidade vou aproveitar.

Importante: Da minha carteira original, todos os papeis ainda permanecem e fiz PM na crise. Para o ST estou comprando e vendendo outros papeis.

Abraços!

Comentários

  1. A filosofia é interessante, mas sempre me preocupo com a capacidade que realmente temos de realizar uma gestão ativa de carteira de ações.

    Ao menos para quem não tem um trabalho no mercado financeiro...

    Abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala VSF! Poise cara, mas essa gestão ativa tem que acontecer. Senti na pele isso. Algumas realizações de lucro ou até algumas trocas de papeis precisam ser feitas na carteira, tudo visando proteger o ganho. Sobre o Swing Trade a idéia é realmente aproveitar o momento de voltatilidade e as oportunidades de ouro que o mercado está oferecendo. Abraço e muito sucesso amigo. Obrigado pelo comentário.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Patrimônio Financeiro AGO/22 - R$ 638.018,75 (3,5%)

Quem não aguenta a dor da disciplina, sofrerá com a dor do arrependimento.

Patrimônio Financeiro ABRI/22 - R$ 593.503,05 (-2,9%)