O hábito de acumular moedas.


Resultado de imagem para moedas cofrinho

Eu acho que esse post é muito primário, e pra maioria dos amigos que me acompanham aqui, isso ja é passado, porque já estão trilhando o caminho da IF. Mas eu precisava escrever, até mesmo porque quero que meu filho mais tarde leia esse blog. Essa semana estive conversando com uma pessoa da minha família, que ganha muito bem, salário que a minoria dos brasileiros ganha, e perguntei pra ele quanto economizava por mês, quanto investia. A resposta dele foi: nada. 

Com assim nada?

Todo mundo, ou pelo menos quase todo mundo que conheço, tem em casa um cofrinho, lata, vidro, gaveta... onde acumula moedas, certo? É um hábito acumular moedas. E porque? Porque ninguém compra praticamente nada com um moeda de 25, 50 centavos. Então ela fica ali te atrapalhando na carteira, no bolso da calça, espalhadas pelo carro. E assim você vai, jogando moeda por moeda dentro de um cofrinho até chegar no final do ano e resolver conta-las. Pois bem, depois da conta, você vai chegar em uns 100, 150 reais no ano. E aí sim você vai dar valor, porque com esse montante você consegue realmente comprar alguma coisa.

Quando você investe é da mesma forma, o conceito da independência financeira segue o mesmo raciocínio. com 10.000 você não se aposenta, mas com 1 milhão, sim. O que te faz não economizar, é que ao invés de uma moeda de 25 centavos, você vai ter que guardar uma ou mais notas de 100,00. E notas de 100, compram coisas. E aí seu hábito consumista vai falar mais alto.

Em primeiro lugar, é claro que pra guardar alguma coisa, você precisa ganhar alguma coisa, ter uma fonte de renda, um emprego, uma empresa, ser autônomo, ser youtuber, se prostituir... enfim.
Mas vamos lá, como uma pessoa pensa em enriquecer ou ter uma independência financeira se gasta tudo que ganha? Parece uma pergunta tão simples, mas vejo que a maior parte das pessoas simplesmente não se toca disso. E não importa a classe social, se ganha 1.000 reais, gasta. Se ganha 5.000, gasta. Se ganha 15.000, idem. E o papo é sempre o mesmo: "quando eu ganhar mais, vou começar a economizar", "quando me livrar das contas, vou economizar". Nunca vai... quanto mais ganha, mais gasta, é uma questão de gerir o que você ganha e não de quanto realmente você ganha.
O cara que ganha 1.000 e guarda rigorosamente 100 por mês, está muito mais perto da riqueza, do que a pessoa que ganha 10.000 e não guarda 1 centavo. É nas pequenas quantias economizadas, que se cria o hábito de investir.

Outra coisa que é muito comum, na maior parte das pessoas que converso, é colecionar passivos, ao invés de ativos. E eu era assim também, por isso falo com propriedade. Ativo é tudo que te traz dinheiro, que põe dinheiro no teu bolso, passivo é tudo aquilo que te tira dinheiro. O sonho da casa própria, é o sonho em um passivo, o sonho do carrão do ano, é o sonho em um passivo. E o que é pior, na busca desses sonhos, se fazem dívidas, de 5, 10, 20 anos. Além do que o próprio bem te tira por mês de dinheiro, seguros, IPVA, reformas, custos de oportunidade... O financiamento dele te matara ainda mais. E não estou falando aqui que você não deve comprar sua casa, ou ter aquele carro que tanto deseja. Eu mesmo falei de sonhos e conquistas no outro post, e isso te motiva e traz felicidade, mas se pra conquistar isso você vai ter que deixar de economizar parte do que ganha e se endividar, então não compre.

Se comprometa com o seu futuro e coloque na cabeça: você não vai atingir sua independência financeira se não investir! Em pouco tempo isso vai se tornar automático, é só começar.


Comentários

  1. Olá grafista!
    Gostei do post! Mesmo o tema sendo para iniciantes valeu a leitura!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Grafista, parabéns pelo post. Quando mais cedo passamos a economizar e investir é melhor.

    ResponderExcluir
  3. òtimo post, eu gasto minhas moedas, os comerciantes adoram rs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Patrimônio Financeiro AGO/22 - R$ 638.018,75 (3,5%)

Quem não aguenta a dor da disciplina, sofrerá com a dor do arrependimento.

Patrimônio Financeiro ABRI/22 - R$ 593.503,05 (-2,9%)